Alunos Premere apresentam trabalhos no VIII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia - Grupo Premere

Entre os dias 19, 20 e 21 de outubro de 2023, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Campo Mourão) organizou o VIII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia, favorecendo a troca de ideias e debates entre pesquisadores, professores e alunos.
À frente da disciplina de Iniciação Científica, o prof. Cláudio Ichiba acompanhou e orientou todo o percurso dos nossos estudantes por meio da aplicação de diversos processos metodológicos de investigação e pesquisa para que pudessem apresentar seus trabalhos.
Grupo de pessoas em pé lado a lado Descrição gerada automaticamente
Os benefícios da Iniciação Científica ainda no Ensino Médio são inúmeros, uma vez que a disciplina ajuda a promover a curiosidade, a criatividade, a persistência e a autonomia, contribuindo para uma compreensão profunda sobre a construção do conhecimento. Ou seja, a teoria ganha vida por meio da aplicação dos saberes em projetos práticos e experimentos que dialogam com interesses pessoais, tendo um peso significativo no protagonismo juvenil junto à própria aprendizagem.
Pessoa em pé segurando placa Descrição gerada automaticamente com confiança média
Grupo de pessoas em pé posando para foto Descrição gerada automaticamente
Mulher em pé posando para foto Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Por meio da investigação e pesquisa, o aluno desenvolve um arcabouço de competências que serão extremamente enriquecedoras para sua vida acadêmica e profissional, como a análise crítica, o pensamento lógico, a capacidade de síntese, a comunicação, a resolução de problemas e a proatividade na construção do próprio conhecimento.
Uma imagem contendo cozinha, em pé, grupo, pessoas Descrição gerada automaticamente
Pessoas olhando para a câmera Descrição gerada automaticamente com confiança média
A Iniciação Científica fortalece e amplia a experiência educacional, além de semear a formação de futuros cientistas e pensadores críticos que podem fazer a diferença no mundo. Por tudo isso, fomentar o interesse de jovens pela ciência é uma atitude Premere.